top of page

COMISSÃO CIENTÍFICA
Carlos Bittencourt Leite Marques
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Mestre em História Social da Cultura também pela UFRPE (2012). Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco, lecionando as disciplinas de Pré-História, Epistemologia e Ensino da História, História do Brasil e Filosofia da História, no Departamento de História (campus Mata Norte). Realiza investigações em parceria com o Departamento de História Medieval, Moderna e Contemporânea da Universidade de Salamanca, Espanha, inserida no Grupo de Investigación BRASILHIS-Historia de Brasil y el Mundo Hispánico en perspectiva comparada, além de ser pesquisador do SICONP/CNPq/UPE-Sistema de Consulta Prosopográfica (http://www.projetosiconp.org), e do GEHSCAL - grupo de estudos em História Sociocultural da América Latina. Além disso, leciona no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR), no Departamento de Pedagogia da (UPE) e é professor efetivo do município do Brejo da Madre de Deus, onde ministra aulas de História para as turmas do Fundamental II.
Sandra Simone Moraes de Araújo
Professora Doutora da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da UPE. Possui Graduação em Serviço Social (1997), Mestrado em Antropologia (2002),e Doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas com ênfase em antropologia e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, cultura, acessibilidade, cegueira, saúde, imaginário e cidade.
Eliana Alda de Freitas Calado
Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2012). Desenvolveu estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Paraíba no campo de estudos urbanos (2015). Atualmente é professora adjunta do curso de história da Universidade de Pernambuco na área de Teoria e Metodologia da História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, dedicando-se principalmente às seguintes temáticas na atualidade: memória, cotidiano, sujeito e identidade.
Karl Schurster Verissimo de Sousa Leão
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (2005), Mestrado em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2008), Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin e Pós Doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco com estágio internacional na Universidade Nacional de la Plata/Argentina.Pesquisador do Grupo de Estudos Sociocultural da América Latina onde coordena a linha História do Tempo Presente. Tem experiência na área de Teoria da História e História Contemporânea e Teoria da História com ênfase em História do Tempo Presente, História Política, História da Alemanha (século XX e XXI) e Política Internacional (conflitos). Organizou juntamente com Francisco Carlos Teixeira da Silva e com Francisco Eduardo Alves de Almeida a obra Atlântico: a história de um oceano(Civilização Brasileira), vencedora do prêmio jabuti (2º lugar em Ciências Humanas 2014). É um dos organizadores das obras O Brasil, Segunda Guerra Mundial, Campos da Política: praticas e discursos, Caminhos da Integração Sul Americana, dentre outras. Participa como historiador convidado do projeto "1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War" organizado pela Freie Universität e pelo Friedrich-Meinecke-Institut. É filiado a rede International Network for Theory of History com representantes de todos os continentes. Desenvolve pesquisa no campo da teoria da história e da historiografia do tempo presente com ênfase comparativa entre Europa e América do Sul. Também se dedica ao estudo comparado das ditaduras europeias das décadas de '30 e '40 e da historiografia alemã contemporânea. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco e Adjunto de Teoria e Metodologia da História da Universidade de Pernambuco. Atualmente é bolsista do Instituto Yad Vashem em Jerusalém/Israel onde desenvolve pesquisa sobre a memória do Holocausto e coordena o curso de graduação em História da Universidade Estadual de Pernambuco e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata/Argentina. Atua como professor Visitante da Universidad Tres de Febrero no Centro de Estudios sobre Genocídio/Argentina e atualmente realiza segundo estágio de Pós-Doutorado na Universidade Livre de Berlim sob a supervisão do prof. Stefan Rinke.
Zelia de Oliveira Gominho
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente professora adjunta de História da Universidade de Pernambuco (UPE); e professora polivalente da Prefeitura do Recife. Experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil República, e em História do Recife. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Gênero - NUPEGE (UFRPE), e do Grupo de Estudos Comparados: Literatura e interdisciplinaridade - GRUPEC (UPE).
Bruno Augusto Dornelas Câmara
Mestre (2005) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em História Social do Norte e Nordeste, na linha de pesquisa Movimentos Sociais e Poder Político. Concluiu o curso de licenciatura em História (2003) pela mesma universidade. Tem experiência na área de História do Brasil Imperial e História de Pernambuco. Trabalhou no CECULT/IPAD, onde desenvolveu pesquisas na área de cultura popular e Música Popular Brasileira. Atualmente é professor do curso de graduação em História da Universidade de Pernambuco - UPE/ Campus Garanhuns.
Mário Ribeiro dos Santos
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões - UFRPE (2008), Mestrado em História Social da Cultura Regional - UFRPE (2010) e Doutorado em História pela UFPE (2015). Atualmente é professor adjunto do Curso de Licenciatura em História e da pós-graduação em Ensino de História, ambos na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Na sua trajetória está o período de Docência no curso de especialização em Cultura Pernambucana da FAFIRE, a Coordenação de Conteúdo e Supervisão do Educativo e do Centro de Documentação do Museu Cais do Sertão (2014-2015); a Gestão do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, vinculado à Secretaria de Cultura do Recife (2010-2014). Tem experiência na área de patrimônio cultural, atuando principalmente com os seguintes temas: festas, história e cultura afro-brasileira e museus.
Maria Lana Monteiro de Lacerda
Possui graduação (2002) e mestrado (2006) em História pela Universidade Federal de Pernambuco . Atualmente é professora assistente da Universidade de Pernambuco UPE- Campus Garanhuns. Coordenador do Programa de Formação Cultural. Membro do Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais - NDIS/UPE. Membro da diretoria da Associação Nacional de História - Núcleo Pernambuco. Tem experiência na área de História, Patrimônio Cultural e Documental. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação patrimonial, formação cultural, cultura política, política cultural, poder político, iconografia, DOPS-PE, era vargas, nazismo, anos 30 e ditadura civil-militar.
bottom of page